Pular para o conteúdo principal

Senilidade esquerdista: com a palavra o presidente Lula

Karl Marx, com aproximadamente 63 anos, sempre reafirmou suas convicções de esquerda. Fundamenta a teoria revolucionária que vai iluminar cabeças como Lenin, Mao tse-tung, Che Guevara, Fidel, Amazonas e toda a esquerda até os dias atuais no mundo inteiro, e demonstra que a teoria revolucinária não é senil, ela somente se atualiza ao mundo contemporâneo, mas sem se distorcer, sem se desviar do objetivo, uma sociedade sem classes.
Recentemente o presidente Lula fez uma declaração que me causou espécie. Ele disse que é parte da evolução humana, com o passar dos anos, quando as pessoas ficam sexagenárias, se deslocarem ideologicamente para o centro em política, e acrescenta, se após essa idade a pessoa permanecer esquerdista, provavelmente ela está com problema. Outra pérola da mesma magnitude foi a seguinte referência, quando a pessoa é muito jovem e de direita também está com problema, pois isso também representa uma distorção. Então, poderíamos inferir que a pessoa jovem tem problema em ser de esquerda, pois quando futuramente atingir os sessenta anos, se não se transformar em um centrista, provavelmente estará com problema, segundo essa lógica lulística.
Devagar presidente, votei no senhor, mas assim, com essa declaração, vai colocar na senilidade muita gente boa, vai jogar pessoas num lugar onde não merecem estar. Por outro lado, as pessoas que sempre se colocaram ao centro em política vão ser vistos como os mais lúcidos de todos, porém acho que as coisas não se explicam assim, devo discordar do presidente Lula.
Em síntese, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Tem gente que está com mais de sessenta e continua na direita, vide Antonio Carlos Magalhães, Jorge Bornhausen entre outros. No campo da esquerda tínhamos nomes como João Amazonas que morreu de esquerda com convicções comunistas. Até anos atrás, Amazonas aconselhava Lula politicamente e o mesmo o ouvia. Fidel Castro, ícone da esquerda latino americana, Marx e Engels comunistas até a morte, suas abras na maturidade foram as de maior lucidez intelectual e ideológica. Carlos Pompe escreveu recentemente um belo artigo sobre a questão no Portal Vermelho.
Quero chamar atenção a meus leitores, essa declaração é infeliz num momento que a esquerda latina americana sobe ao poder em muitos países da região, o próprio presidente Lula é reverenciado por muito lideres que chegam ao poder pelo lastro da esquerda, é complicada tal afirmação presidencial. Sinto muito ter que fazer essa crítica, mas é assim que se constrói e se avança no pensamento de esquerda no país, apontando o erro e mostrando o caminho para o acerto, até mesmo de lideranças como Lula.
Composição de centro esquerda é uma coisa, ser de centro é outra coisa, assim como ser de direta, ser de esquerda, ser social democrata, facista, nazi-facista etc, todas essas denominações apresentam suas divergências e vieses. Agora ser verdadeiramente de esquerda não é ser senil, não é ser velho, ultrapassado, é ser coerente com sua luta, com aquilo que sempre defendeu em sua história de vida. Uma coisa é certa, com um pouco mais de trinta anos, me coloco como sendo de esquerda, minhas convicções em ser de esquerda se aprofundam ainda mais, não sinto que estou com problemas psicológicos de identidade, de posição ideológica, problemático seria o inverso, aí sim, pode me levar para o hospício.
Leia o artigo de Carlos Pompe sobre o assunto no vermelho: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=11114

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Começo do fim ou leve presságio: a renúncia do Sarney

Pipocam escandalos , um atrás do outro. Sarney de lá, Sarney de cá e nada. A mídia, na figura do PIG (Partido da Impressa Golpista), fustiga Sarney de todas as maneiras. Eu poderia estar satisfeito com tudo isso, pois é o começo do fim de um superpoder que ele acumulou ao ser alçado novamente a presidência do senado pela terceira vez. Muita coisa aconteceu: Roseana foi conduzida ao governo do Maranhão de maneira condenável, por um decisão jurídica através de uma corte política. Uma reflexão veio à tona - é necessário mudar a forma de indicação dessas cortes superiores e intermediárias da justiça brasileira. Retornando ao assunto. Os escândalos do senado que estão na pauta do dia e caem no colo do Sarney , pior é que não fico nem um pouco triste com isso. Então vamos a lista de questionamentos e amplo direito de defesa se o senador quiser publicar nesse modesto blog: a indicação do neto para o gabinete do Senador Epitácio Cafeteira é um caso que poderia se configurar de nepotism

Pretérito imperfeito

“O que é então o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; se quero explicar a quem pergunta, não sei.” Santo Agostinho, Confissões Cristiano Capovilla* e Fábio Palácio**             O raciocínio em epígrafe expõe a dificuldade da razão ao tratar de um tema caro a todos nós. Vivemos no tempo, mas como conceituá-lo? Para os teólogos, nosso tempo na terra é o fundamento da condenação ou da salvação, quando do julgamento final. Para os filósofos modernos, o tempo virou história, medida das transformações sociais e políticas. Em que pesem as diferenças, ambos concordam em um ponto: o tempo é o critério de avaliação de nossas práticas.              Surge aqui uma vez mais, e sempre, o padre Antônio Vieira. Subvertendo compreensões comuns, maceradas por sua retórica dialética, o Imperador do idioma afirma ser o tempo fugaz e irreversível, algo que “não tem restituição alguma”. O uso diligente do tempo, com a prática das boas obras, é o critério de salvação da alma. Por isso, “o

Os desafios políticos e econômicos do segundo mandato de Dilma Rousseff

Os recentes movimentos da oposição e, juntado a isso o ajuste do capitalismo internacional decorrente da crise cíclica do capital, remete a necessidade de compreender as nuances concretas dos fatos, sob pena de ser atropelado pelo turbilhão de uma direita ainda mais conservadora e inflada como representação parlamentar no congresso nacional, tendo o consórcio midiático oposicionista a seu favor. Este é o nível da batalha ora em curso . Limites e possibilidades Um cenário adverso à continuação do ciclo de desenvolvimento saiu das urnas. O governo Dilma, nesse início de mandato, se depara com os primeiros reflexos da eleição de uma composição congressual de caráter mais conservador e de visão atrasada de país. O conservador Eduardo Cunha foi alçado à presidência da câmara federal. Trata-se da materialização da ameaça sem escaramuças as pautas sociais, bem como o trampolim de ataque a posições do governo ou, ainda, à produção de crises institucionais visando paralisar o Brasil.