
É problemática essa visão de setores do PT que vêem a luta de posições pelos seus interesses umbilicais e não pelo prisma mais amplo da luta política. Apoiar a claúsula de barreira significa muito isso. Vemos na materialidade de ações os limites de nossa aliança com tal força política. É vergonhoso ver tal postura num momento de desafios, de consolidação programática âmbito do governo, no sentido de sedimentar a contrução de um rumo político do governo Lula calcado no desenvolvimento econômico e social nesse novo mandato.
Espero que setores do PT tenham sobriedade acerca dessa questão, pois a defesa da claúsula de barreira é a defesa de uma visão reacionária, conservadora e desleal.
As expressões chulas de Zé Dirceu, editada em seu blog como “partidos sem voto” depõe contra ele mesmo e mina a solidariedade acerca de sua cassação política. Creio que o PC do B vai enfrentar essa situação honrosamente e mostrará que a luta política se faz lutando, covardia é se apropriar de argumentos espúrios e antidemocrático para evitar que surja alguma força que possa rivalizar com o Partido dos Trabalhadores em médio prazo. O PC do B é um partido com muito mais história que o PT, respeita a história do PT, é aliado do PT, mas não vai se furtar de lutar pela sobrevivência de suas posições, mesmo contra o PT.
Comentários