
Outro dia fiz um comentário na coluna do Clovis Rossi, da Folha de São Paulo, intitulada “o fim da história, de novo?” (31/1/07). O articulista do jornal burguês assevera que com a vitória do capitalismo, este, precisa de vozes dissonantes para melhorá-lo. Aponta também, que só tardiamente, essas vozes representadas pelo Fórum Social Mundial, o qual ele prefere chamar de “povo de Porto Alegre”, coloca na pauta a questão ambiental. Em resposta, a um comentário crítico que fiz a seu artigo, ele responde, “o comunismo enquanto viveu destruiu o meio ambiente de uma maneira tão ou mais selvagem que o capitalismo”. O artigo de Pompe aponta que “a burguesia colocou o mundo em perigo” (Portal Vermelho, 05/2/07), não é uma abstração, é algo verdadeiro, pois a revolução industrial, necessária ao desenvolvimento da humanidade é, ao mesmo tempo, um empreendimento do capitalismo. Sua base fundande foi responsável tanto pelas maselas sociais quanto pelo processo de consumo desenfreiado dos recursos naturais de nosso planeta.
O maior poluidor mundial, os EUA, recusaram-se assinar o Protocolo de Kyoto, isso é de extrema gravidade, e demonstra como a ancia por lucros pode levar à sobrevivência humana a banca rota.Todas as nações no mundo contemporâneo, comunista ou capitalista, em maior ou menor escala, degrada o ambiente terrestre. Outro aspecto a apontar, é que o aumento da pobreza, a fome no mundo também contribui para a degradação, sem saneamento básico, coleta de lixo, sem gás para prover o fogo de cozer o seu alimento, inevitavelmente, outras fontes vão ser usadas para tal fim, consequentemente é a natureza que sofre, isso é um exemplo entre outros. O capitalismo, no meu ponto de vista, é o maior responsável por grande parte dos problemas enfrentados pela humanidade, portanto, causando grande parte do desequilíbrio produzido pela ação antrópica na natureza.
Agora é fazer um chamamento todos, ambientalistas, não ambientalista e nações do mundo inteiro, parodiando Marx e Engels no Manifesto Comunista, uni-vos em prol do nosso planeta.
Veja artigo de Carlos Pompe: http://www.vermelho.org.br/base.asp?texto=12941
Comentários