Pular para o conteúdo principal

Crises infinitas: doença crônica do capitalismo

Revista Principios nº. 100
Editora Anita Garibaldi.







O caro e velho Marx já dizia que a crise do capitalismo é inerente a sua essência. Muitos não escutaram, estavam envoltos pelo fetiche da mercadoria, pelo feitiço, em bom português, daquilo que o capitalismo prometeu e não cumpriu, a reprodução infinita da taxa de lucro.


Marx, muito pelo contrário do que acreditavam os teóricos liberais, vaticinou um queda tendencial da taxa de lucro em relação a mercadoria. A saída capitalista, então, se constitui sob forma especulativas de reprodução do capital, não mais submetidas a variações concretas de reserva de valor que afiançasse o capital.


A banca especulativa em escala global, cujo epicentro são os Estados Unidos, ditaram as regras políticas e econômicas do mundo por décadas. Seu estágio mais aguçados rompia com a solução keynesiana que tanto serviu ao capitalismo para minimizar os danos da doença crônica capitalista, um câncer em metástase, além de servir como solução política para combater a emancipação politica da classe trabalhadora pela via socialista.


A crise que estamos presenciando é a crise de um paradigma, é uma crise de todo o sustentáculo neoliberal da tese do lesser fair, lesser passer do mercado em detrimento das iniciativas estatais de regulação das ações da jogatina da banca do capital. Ser "careta" era ser favorável a uma regulação do capital, ser "moderno" era deixar que o mercado dite regras e seja o jogador ao mesmo tempo. A banca foi a lona, mas ainda não foi a nockout.


Pensar a crise é não sermos ingênuos sobre ela, é entender que o questionamento acerca dos pilares do capitalismo nos leva a um novo patamar do debate sobre as saídas pela via socialista, o que nos remete pensar o Brasil no tabuleiro político interno e externo.


As ações do governo Lula na política macroeconômica, a despeito dos fundamentos de cunho neoliberais ainda vigentes na política de juros praticada pelo Banco Central, cujo o único objetivo é ser o rincão remuneratório de grande medida do capital, vem demonstrando eficiência em soltar amarras histórica que atravancavam o desenvolvimento do país, porém ainda não nos livramos da herança maldita do período FHC. É necessário tencionar para mundanças desenvolvimentista que possibilite a participação da maioria da população na divisão da riqueza nacional.
Entretanto, outros fatores produziram um cenário favorável a economia brasileira no contexto das nações. A valorização e melhoria da agregação de valor aos produtos e serviços de empresas brasileiras; integração continental gradativa da complementação econômica com os países do cone sul do continente; as exportações para a China, nosso principal comprador, desbancando os EUA, que agora é o nosso segundo mais importante comprador; dinamização do nosso conhecimento científico e tecnológico; descobertas de variáveis energéticas, a exemplo do petróleo da camada pré-sal, biocombustiveis, entre outros, põe o Brasil entre os mais dinâmicos BRIC's (Brasil, Russia, Índia e China), além ter se tornado um emergente liderança a nível global e ator que induz ao fortalecimento multelateralidade no contexto diplomático e político da governança mundial.


O pós-crise pode emergir a concretização da tendência do enfraquecimento imperial enquanto colorário hegemônonico, com efeito, consequências políticas para além de seu epicentro. No Brasil, verifica-se o esgarçamento do discurso demo-tucano da solução venal da dilapidação do patrimônio do estado brasileiro derivadas da mesma concepções política e econômica que está no cerne da filosofia liberal dos rentistas e gerador da atual crise do capitalismo.


A imprensa golpista tenta a todo custo jogar uma cortina de fumaça nesse debate, pois ele pode ser um instrumento esclarecedor para a definição da sociedade brasileira na orientação do projeto de país no que se debaterá em 2010.




Comentários

Unknown disse…
Estive por aqui lendo um pouco no seu blog!! Ademar Abraços!
Belo texto Robson.

De fato é necessário que se pense nas saídas do 'pós-crise'!!! Não podemos mais cair no canto de sereia do neoliberalismo. Está na hora de crescer e pautar o socialismo.

Saudações.

Postagens mais visitadas deste blog

Começo do fim ou leve presságio: a renúncia do Sarney

Pipocam escandalos , um atrás do outro. Sarney de lá, Sarney de cá e nada. A mídia, na figura do PIG (Partido da Impressa Golpista), fustiga Sarney de todas as maneiras. Eu poderia estar satisfeito com tudo isso, pois é o começo do fim de um superpoder que ele acumulou ao ser alçado novamente a presidência do senado pela terceira vez. Muita coisa aconteceu: Roseana foi conduzida ao governo do Maranhão de maneira condenável, por um decisão jurídica através de uma corte política. Uma reflexão veio à tona - é necessário mudar a forma de indicação dessas cortes superiores e intermediárias da justiça brasileira. Retornando ao assunto. Os escândalos do senado que estão na pauta do dia e caem no colo do Sarney , pior é que não fico nem um pouco triste com isso. Então vamos a lista de questionamentos e amplo direito de defesa se o senador quiser publicar nesse modesto blog: a indicação do neto para o gabinete do Senador Epitácio Cafeteira é um caso que poderia se configurar de nepotism

Pretérito imperfeito

“O que é então o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; se quero explicar a quem pergunta, não sei.” Santo Agostinho, Confissões Cristiano Capovilla* e Fábio Palácio**             O raciocínio em epígrafe expõe a dificuldade da razão ao tratar de um tema caro a todos nós. Vivemos no tempo, mas como conceituá-lo? Para os teólogos, nosso tempo na terra é o fundamento da condenação ou da salvação, quando do julgamento final. Para os filósofos modernos, o tempo virou história, medida das transformações sociais e políticas. Em que pesem as diferenças, ambos concordam em um ponto: o tempo é o critério de avaliação de nossas práticas.              Surge aqui uma vez mais, e sempre, o padre Antônio Vieira. Subvertendo compreensões comuns, maceradas por sua retórica dialética, o Imperador do idioma afirma ser o tempo fugaz e irreversível, algo que “não tem restituição alguma”. O uso diligente do tempo, com a prática das boas obras, é o critério de salvação da alma. Por isso, “o

Os desafios políticos e econômicos do segundo mandato de Dilma Rousseff

Os recentes movimentos da oposição e, juntado a isso o ajuste do capitalismo internacional decorrente da crise cíclica do capital, remete a necessidade de compreender as nuances concretas dos fatos, sob pena de ser atropelado pelo turbilhão de uma direita ainda mais conservadora e inflada como representação parlamentar no congresso nacional, tendo o consórcio midiático oposicionista a seu favor. Este é o nível da batalha ora em curso . Limites e possibilidades Um cenário adverso à continuação do ciclo de desenvolvimento saiu das urnas. O governo Dilma, nesse início de mandato, se depara com os primeiros reflexos da eleição de uma composição congressual de caráter mais conservador e de visão atrasada de país. O conservador Eduardo Cunha foi alçado à presidência da câmara federal. Trata-se da materialização da ameaça sem escaramuças as pautas sociais, bem como o trampolim de ataque a posições do governo ou, ainda, à produção de crises institucionais visando paralisar o Brasil.