Pular para o conteúdo principal

Contibuição a análise da política maranhense por um desterrado*


Xô Sarney; Castelo nunca mais; libertação do Maranhão etc, são construções, não sei se poderia classificar como pueril ou necessidade de esboçar uma resistência a um mando político que atrofia e reduz uma história gloriosa a escombros.

O Maranhão, de hiléia brasileira a feudo político de face familiar. Um patrimonialismo, a despeito de sua inautenticidade sociológica, que se coaduna em sentido estrito com "Donos do poder de Faoro". Não degusto essa tese com prazer, pois acho inautêntico trazer Weber para conversar acerca de um assunto tão sui generis que é o sarneysmo, pois desconfio de seu alcance analítico. Em síntese, o Maranhão 66 de Glauber Rocha não foi além do discurso do antivitorinismo e teve uma substituição a sua altura, um sarneysmo nefando.

Tenho uma tese para a solidariedade nacional tímida acerca das enchentes no Maranhão - o fato de Sarney ser lembrando negativamente por uma grande parte da sociedade brasileira e Roseana Sarney ter voltado ao governo através de uma determinação de um TSE político que se curvou a influência do patriarca mor -, até para os analista mais conservadores foi algo de imenso constrangimento.

Penso que talvez se Sarney tivesse se aliado a oposição conservadora não tivesse tal estranhamento em sua ação, fustigá-lo faz parte do jogo político e instrumento tencionador para uma definição de lado do PMDB ou no mínimo uma eventual e improvável neutralidade acerca da eleição presidencial de 2010 ou algum tipo de plano B.

O certo é que o Maranhão é jogado na mídia nacional como terra de miseráveis, uma terra atrasada politicamente que mantém a última "oligarquia" no perfil histórico clássico das que grassou o nordeste, embora São Paulo tenha um partido que domina sua administração por mais de 16 anos seja tão conservador quanto o sarneysmo.

O Maranhão do parque fabril pujante do final do século XIX com sua tecelagem tem seu declínio no século XX e uma decadência de sua altivez política a partir da manutenção de práticas arcaicas e de compadrio. Esta mesma unidade da federação foi uma das últimas a reconhecer a indepedência do Brasil em relação a coroa portuguesa, um marco histórico do atraso na concepção política de sua elite em naõ aceitar a res pública, em sentido lato, pois essa queria ter a manuteção dos laços econômicos e político com a metrópole.

A pedagogia de face patrimonial é anterior ao sarneysmo, pois tem sua faceta cultural oriunda da classe dominante, ao passo que o povo foi absorvendo com algo natural e domesticado aceitar enquanto tal. Vale ressaltar que não é regra geral, pois um movimento de resistência também há, entretanto, é difícil para um povo com tantas carências materiais resistir. Se formos contabilizar a quantidade de maranheses que sairam de sua terra para buscar dias melhores nesse vasto rincão brasileiro, vamos também observar a fuga de cérebros que poderiam estar contribuindo para o desenvolvimento do Maranhão em amplos setores.

O sarrneysmo utiliza-se de princípios da doutrina de Maquiavel, quem é temido é respeitado; pão e circo, aproveitando-se da rica essência festeira do caleidoscópio das manifestações da cultura ou do patrimônio imaterial do povo maranhense. Utiliza-se do seu poderio mediático para forjar uma suposta legitimação e produzir um controle sobre aquilo que é veiculado nacionalmente ao esconder o atraso travestido de "moderno" que tanto a "governadora" tenta ressaltar para a imprensa nacional.

Um governo títere se instala, "a canalha não é digna de ser ser esclarecida" já dizia Voltaire, parece-me ser o lema que permeou toda a decadência que foi submetido o Maranhão por esse grupo.

O Estado é último em quase todos os indicadores sociais e de produção de conhecimento; produtor e entreposto de comodities que oscilam com a crise econômica global, o que vai impactar na arrecadação fiscal. Os prefeitos que se cuidem, a grana tem que voltar aos cofres centralizados sobre a égide dos irmãos Murad e Sarney como "forma de combater crise" (sic) e retomar o controle político.

Jackson vacilou como um ator importante na construção da alternativa política, ele se aliou a aqueles que sempre tiveram lá bebendo no poder. Forjou uma aliança oposicionista conservadora composta por ex-aliados do Sarney e que poderão se aliar novamente se forem sanadas as contradições que os separam.

Em suma, é necessário uma alternativa não maniqueísta, um pensamento de esquerda avançado e fora dos marcos já falido do discurso antisarneysista para algo que possa atingir o âmago da unidade desse grupo. Observem que a instabilidade emocional e sanha de poder manifestamente produtora de conflito intragrupo e intergrupo, não é uma virtude.
É necessário utilizarmos de instrumentos analíticos novos para compreender a política maranhense. Um desses exemplos ilustrativo é trabalhado por Cristiano Capovilla em seu blog. Ele aponta para a utilização analítica do princípio terceiro excluído, uma analogia a um elemento matemático que utiliza fundamentos da dialética para encontrar respostas factíveis para a construção de uma práxis. Tal analogia tem como virtude a busca de novas estratégias que contribuam para a construção de um projeto político desenvolvimentista para o Estado e produza, no embate, instrumentos catalisadores que propiciem a derrota eleitoral dos sarneys em 2010 sem colocar em perigo o projeto nacional de eleger o campo inaugurado pelo governo Lula.
* Refiro-me a desterrado como aquele que está fora de sua terra natal no sentido espacial, não no sentido da sua memória e sua relação sentimental com seu local de origem.


Comentários

Caro Robson.

Vcs podem falar de cátedra sobre o que é sair de sua terra a procura de melhores condições de trabalho. A miséria material do nosso povo é o combustível para a miséria política em que vive o estado.
Não há mais saída. Precisamos romper com as oligarquias. Não sei quando isso se dará, se em 2010, 12, 14... Só acho que tem que estar associado às mudanças nacionais. Só assim poderemos ter esperanças de viver melhor em nossa própria terra.
Parabéns pelo texto.

Saudações.
Camarada Robson,

Achei o velho amigo!. Por isso passo a manter contato com mais frequencia. Belo blg, bem reheado para uma boa discussao.


Haroldao

Postagens mais visitadas deste blog

Começo do fim ou leve presságio: a renúncia do Sarney

Pipocam escandalos , um atrás do outro. Sarney de lá, Sarney de cá e nada. A mídia, na figura do PIG (Partido da Impressa Golpista), fustiga Sarney de todas as maneiras. Eu poderia estar satisfeito com tudo isso, pois é o começo do fim de um superpoder que ele acumulou ao ser alçado novamente a presidência do senado pela terceira vez. Muita coisa aconteceu: Roseana foi conduzida ao governo do Maranhão de maneira condenável, por um decisão jurídica através de uma corte política. Uma reflexão veio à tona - é necessário mudar a forma de indicação dessas cortes superiores e intermediárias da justiça brasileira. Retornando ao assunto. Os escândalos do senado que estão na pauta do dia e caem no colo do Sarney , pior é que não fico nem um pouco triste com isso. Então vamos a lista de questionamentos e amplo direito de defesa se o senador quiser publicar nesse modesto blog: a indicação do neto para o gabinete do Senador Epitácio Cafeteira é um caso que poderia se configurar de nepotism

Pretérito imperfeito

“O que é então o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; se quero explicar a quem pergunta, não sei.” Santo Agostinho, Confissões Cristiano Capovilla* e Fábio Palácio**             O raciocínio em epígrafe expõe a dificuldade da razão ao tratar de um tema caro a todos nós. Vivemos no tempo, mas como conceituá-lo? Para os teólogos, nosso tempo na terra é o fundamento da condenação ou da salvação, quando do julgamento final. Para os filósofos modernos, o tempo virou história, medida das transformações sociais e políticas. Em que pesem as diferenças, ambos concordam em um ponto: o tempo é o critério de avaliação de nossas práticas.              Surge aqui uma vez mais, e sempre, o padre Antônio Vieira. Subvertendo compreensões comuns, maceradas por sua retórica dialética, o Imperador do idioma afirma ser o tempo fugaz e irreversível, algo que “não tem restituição alguma”. O uso diligente do tempo, com a prática das boas obras, é o critério de salvação da alma. Por isso, “o

Os desafios políticos e econômicos do segundo mandato de Dilma Rousseff

Os recentes movimentos da oposição e, juntado a isso o ajuste do capitalismo internacional decorrente da crise cíclica do capital, remete a necessidade de compreender as nuances concretas dos fatos, sob pena de ser atropelado pelo turbilhão de uma direita ainda mais conservadora e inflada como representação parlamentar no congresso nacional, tendo o consórcio midiático oposicionista a seu favor. Este é o nível da batalha ora em curso . Limites e possibilidades Um cenário adverso à continuação do ciclo de desenvolvimento saiu das urnas. O governo Dilma, nesse início de mandato, se depara com os primeiros reflexos da eleição de uma composição congressual de caráter mais conservador e de visão atrasada de país. O conservador Eduardo Cunha foi alçado à presidência da câmara federal. Trata-se da materialização da ameaça sem escaramuças as pautas sociais, bem como o trampolim de ataque a posições do governo ou, ainda, à produção de crises institucionais visando paralisar o Brasil.