Pular para o conteúdo principal

Reflexão sobre o movimento pós-graduand@s na Universidade de Brasília





Às vezes o altruísmo é maior que o pragmatismo que nos assanha em períodos de elaboração de tese. Mas nesses momentos de construção, análises e sínteses acerca do objeto de estudo, há espaço para refletir também o movimento político dos estudantes da pós-graduação.Como ex-diretor da entidade,  permito-me refletir a APG/UnB.

Terminado o 14º Congresso Nacional de Entidades de Base (CONEB) agora em janeiro em Recife, percebe-se com grande profundidade a consolidação de pauta que unifique trabalhadores, juventudes, partidos políticos, movimentos sociais e importantes segmentos sociais da intelectualidade brasileira. Os pós-graduandos são elementos inerentes deste processo.
Os caminhos estruturantes para o Brasil foram pontuados nesse CONEB de forma politizada pelos estudantes brasileiros. A necessária unidade da juventude e dos movimentos para aprofundar as mudanças no Brasil, bem com a organização de uma jornada unificada em março para dar consequência a reinvindicações, torna sine qua non exponenciar sua dimensão.
A ANPG há anos leva este debate a cabo e busca pressionar o governo através de mecanismos que possui e tem conseguido muita coisa, mas ainda há muito por fazer. Seus périplos no parlamento e nas instâncias de representação que tem assento (CNPq, etc), constatam bem o esforço político da entidade em trazer melhoria as condições de pesquisa no país.  O PNAES para a pós-graduação, as caravanas pelo reajuste das bolsas, salões nacionais de divulgação científica, mostras de ciência e tecnologia na Bienal da UNE entre outros, fazem parte da grande estratégia de mobilização para esse enfrentamento. Essas ações são exemplos do protagonismo que tem exercido o movimento nacional.
Os encaminhamentos da direção da ANPG demostram que a entidade não age com governismo, mas faz política que possibilite avançar com combatividade nos pleitos a favor dos estudantes. Manteve as pautas do último Congresso Nacional de Pós-Graduandos (CNPG) e tem pressionado o governo para uma política de valorização de bolsas, o que resolveria a necessidade de negociar todo ano percentuais fracionados. Além disso, há outras pautas que tem havido trabalho e outras são induzidas pelos próprios pós-graduandos através de questões que se enunciam na realidade objetiva.

As APG’s podem jogar papel importante nesse processo também.
Na UnB temos percebido que a gestão esqueceu que estas pautas são importante para APG imprimir, uma vez que uma entidade isolada mal dará conta de questões paroquiais e que não atacam o cerne do problema que afligem o dia-a-dia da maior parte  dos pós-graduandos na universidade. Somos 8.000.
Mesmo na APG tendo um diretor da ANPG, este pouco ou nada faz para fortalecer o movimento nacional e local. Faz críticas a associação nacional no grupo yahoo daquilo que não tem coragem de postar no facebook. Por que será? Poderia pelo menos trabalhar para colocar localmente em curso as atividades nacionais e laborar para o crescimento do movimento de pós no centro-oeste, que seria sua atribuição na pasta que assumiu nacionalmente. Lamentavelmente isto não tem sido feito.
A sanha por derrubada dos conselheiros anteriores sob a capa de um processo viciado até hoje joga luz sobre as consciências desprovidas de crítica dos poucos diretores que restaram a entidade.
A questão sobre o atraso das bolsas Capes foi sintomática. Ao invés de fazer um trabalho institucional na UnB sobre a questão do atraso, preferiu fazer críticas a ANPG. Se retira das responsabilidades locais e coloca culpa nos outros para camuflar a incompetência e dar respostas concretas aos estudantes da pós-graduação na UnB.
Embora o discurso do apartidarismo vira e mexe seja ressoado em comunicados em nome da APG como algo que a entidade deva estar despida, é contraditória tal afirmativa quando analisamos o alinhamento e filiação política de alguns dos seus diretores. Agir sem determinadas escaramuças devia ser um valor, o que revela uma falta de sinceridade com os pós-graduandos. Por aí já se pode imaginar muitas coisas do caráter nefando travestido de democracia que alguns se esmeram em demonstrar.  Qualquer um pode ter ou não sua filiação partidária. Foram estas instiuições que contribuiram para construção de vários processos democráticos no mundo contra as tiranias e ditaduras.
Há quase cinco meses de terminar um enfadonho mandato que se resumiu a uns poucos eventos com diminuto público e ao empoderamento casuísta nos conselhos da pós, a APG continua sem pauta que unifique todos os pós-graduandos em bandeiras comuns para revitalizar a entidade. A prática do divisionismo e de autopromoção criam esses tipos de vícios que levaram a atual gestão ao ostracismo político. Sem o expediente de redes sociais para uma publicidade de um suposto mobilismo, o que seriam?
O que fazer? diria Lênin. Os pós-graduandos devem se perguntar o que fazer. No momento só restar esperar e refletir como resgatar a APG da inoperância e do propagandismo do abstrato e sem pouco resultado as questões concretas que nos afetam como estudantes. Um chamamento a ação concreta para reverter tal estado de coisa na nossa associação, torna-se a única possibilidade no horizonte. Pós-graduand@s, organizai-vos!
Este ano haverá grandes mobilizações dos pós-graduandos brasileiros convocada pela ANPG e seus parceiros de lutas mais gerais. Será cobrado as responsabilidades do governo no que diz respeito aos pós-graduandos e as mudanças estruturais, mas com política e com gente na rua nas campanhas que se seguirão. A APG/UnB não pode ficar fora desse chamamento e ficar restrita a mesquinhez política que tem caracterizado a sua atual condução.

Comentários

Roberto dos Santos, Doutorado em Sociologia-UnB disse…
É lamentavel ver que as principais preocupações da atual gestãoda APG se resumem a denegrir os que construíram as bases da entidade que hoje ocupam, buscar incitar insidiosamente estudantes con tra o movimento nacional e solapar a pluralidade da representação de pós-graduandos nos conselhos em nome de uma representação apartidária só no discurso, escamoteando odebate sobre os reais problemas que interessam aos pós-graduandos da UnB, como segurança, assitência estudantil e uma política de reajuste das bolsas.

Postagens mais visitadas deste blog

Começo do fim ou leve presságio: a renúncia do Sarney

Pipocam escandalos , um atrás do outro. Sarney de lá, Sarney de cá e nada. A mídia, na figura do PIG (Partido da Impressa Golpista), fustiga Sarney de todas as maneiras. Eu poderia estar satisfeito com tudo isso, pois é o começo do fim de um superpoder que ele acumulou ao ser alçado novamente a presidência do senado pela terceira vez. Muita coisa aconteceu: Roseana foi conduzida ao governo do Maranhão de maneira condenável, por um decisão jurídica através de uma corte política. Uma reflexão veio à tona - é necessário mudar a forma de indicação dessas cortes superiores e intermediárias da justiça brasileira. Retornando ao assunto. Os escândalos do senado que estão na pauta do dia e caem no colo do Sarney , pior é que não fico nem um pouco triste com isso. Então vamos a lista de questionamentos e amplo direito de defesa se o senador quiser publicar nesse modesto blog: a indicação do neto para o gabinete do Senador Epitácio Cafeteira é um caso que poderia se configurar de nepotism

Pretérito imperfeito

“O que é então o tempo? Se ninguém me pergunta, eu sei; se quero explicar a quem pergunta, não sei.” Santo Agostinho, Confissões Cristiano Capovilla* e Fábio Palácio**             O raciocínio em epígrafe expõe a dificuldade da razão ao tratar de um tema caro a todos nós. Vivemos no tempo, mas como conceituá-lo? Para os teólogos, nosso tempo na terra é o fundamento da condenação ou da salvação, quando do julgamento final. Para os filósofos modernos, o tempo virou história, medida das transformações sociais e políticas. Em que pesem as diferenças, ambos concordam em um ponto: o tempo é o critério de avaliação de nossas práticas.              Surge aqui uma vez mais, e sempre, o padre Antônio Vieira. Subvertendo compreensões comuns, maceradas por sua retórica dialética, o Imperador do idioma afirma ser o tempo fugaz e irreversível, algo que “não tem restituição alguma”. O uso diligente do tempo, com a prática das boas obras, é o critério de salvação da alma. Por isso, “o

Os desafios políticos e econômicos do segundo mandato de Dilma Rousseff

Os recentes movimentos da oposição e, juntado a isso o ajuste do capitalismo internacional decorrente da crise cíclica do capital, remete a necessidade de compreender as nuances concretas dos fatos, sob pena de ser atropelado pelo turbilhão de uma direita ainda mais conservadora e inflada como representação parlamentar no congresso nacional, tendo o consórcio midiático oposicionista a seu favor. Este é o nível da batalha ora em curso . Limites e possibilidades Um cenário adverso à continuação do ciclo de desenvolvimento saiu das urnas. O governo Dilma, nesse início de mandato, se depara com os primeiros reflexos da eleição de uma composição congressual de caráter mais conservador e de visão atrasada de país. O conservador Eduardo Cunha foi alçado à presidência da câmara federal. Trata-se da materialização da ameaça sem escaramuças as pautas sociais, bem como o trampolim de ataque a posições do governo ou, ainda, à produção de crises institucionais visando paralisar o Brasil.